Configuração de email no Outlook 2016 por IMAP


Ao abrir o seu Outlook 2016 pela primeira vez, informe a sua conta de e-mail, clique em Opções avançadas e marque Configurar minha conta manualmente. Esta ação é necessária, pois o autodiscover não é totalmente compatível com este aplicativo.



 

A seguir, selecione a opção IMAP:


 


Em Emails de entrada o campo Servidor deve ser configurado como imap.[seu domínio]. No caso deste exemplo, o domínio utilizado é seudominio.com.br. Dessa forma, a configuração correta do servidor de entrada de e-mails (na configuração deste exemplo) é imap.seudominio.com.br e a porta é 143.


Já o servidor de saída será smtp.[seu domínio].


Se deseja utilizar SSL, o item Método de criptografia deve ser alterado para SSL/TLS e deve-se utilizar o servidor de entrada de e-mails como imap.kinghost.net (ou imap.uni5.net caso esteja configurando um domínio de revenda).
Nesta configuração, a porta do servidor de entradas será 993.

Para o servidor de saída com SSL, a porta será 465 e também deve-se alterar o servidor de saída para smtp.kinghost.net. Marque o item Método de criptografia e altere para SSL/TLS.
E para domínios de revenda, ao ativar SSL no servidor de saída, o protocolo deverá ser smtp.uni5.net.

Ao concluir, a sua conta estará configurada:

 

Por fim, suas mensagens serão sincronizadas e você poderá começar a gerenciar sua conta através do Outlook 2016.



Configuração de email no Outlook 2016 por POP


Se você já possui uma conta configurada e precisa editá-la, acesse o menu superior Arquivo:

Clique em Configurações de Conta e em seguida em Configurações de conta…:

Serão apresentadas as configurações da conta. Aqui você pode editar diversas configurações, porém não é possível alterar o tipo de conta de IMAP para POP ou vice-versa. Nesse caso você terá que fazer uma nova configuração com o tipo de conta desejado.

Ao clicar em Mais Configurações, certifique-se que a opção Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação, na aba Servidor de saída, esteja marcada:

Nesta etapa da configuração, deve-se clicar na aba servidor de saída e marcar a opção Meu servidor de saída SMTP requer autenticação.

Já na aba Avançado é possível verificar as portas do servidor de entrada (110 para POP e 143 para IMAP) e do servidor de saída (587).
Você também pode ativar SSL para enviar e receber e-mails alterando as opções Usar o seguinte tipo de conexão criptografada para SSL/TLS. Lembrando que, nesse caso, a porta de entrada deve ser alterada para 995 (para POP com SSL) ou 993 (para IMAP com SSL); e a porta de saída deve ser alterada para 465.
Além disso, lembre-se de corrigir os protocolos de entrada e de saída, nas configurações de conta.

Nesta imagem consta a mesma tela de configuração anterior, porém na aba avançado. Nela você configura as portas do servidor de entrada e de saída.

Ao concluir as configurações, o Outlook irá efetuar testes de logon e de envio de e-mail. Caso gere algum erro, volte e revise as configurações. Certifique-se de que não há bloqueio das referidas portas em sua rede local.

Após concluir as configurações, o outlook faz um teste de logon no servidor de entrada e envia um e-mail de teste. Esta imagem mostra o teste concluído com sucesso.

Por fim, basta clicar em Concluir e aproveitar os recursos oferecidos pelo Outlook 2016.

Exibição da conclusão de edição de conta.